TRANSLATE

12 de abril de 2015

Pedala Mooca / RVS - Passeio Ciclístico do Aniversário do Bairro da Mooca - 12km

Pedala Mooca / RVS: passeio ciclístico junto à SubPrefeitura
do Bairro da Mooca reunindo ciclistas, revoada de pipas,
truck-foods, giro pelo tradicional bairro da emigração
italiana em São Paulo.


Estação de Trem CPTM
Mooca - Juventus





IMESP - Imprensa Oficial


 IMESP - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo


Clube Atlético Juventus







Bairro da Mooca


 Rua dos Trilhos

 Praça Amo a Mooca



Universidade São Judas


Escola para Pessoas Especiais 4E



SENAI "Theobaldo de Nigris"



Parque da Mooca



DiCunto








Pedala Mooca / RVS













Vídeo Pedala Mooca / RVS



Pedala Mooca - um passeio ciclístico pelas ruas do bairro da Mooca que aconteceu nesse domingo (12-04-2015) as 08:00am, evento extremamente bem organizado. Muitas mudanças e evoluções ocorreram com esse passeio ciclístico durante o passar das décadas... inclusive pra mim.

Quando garoto com 13 anos de idade, passei nas avaliações para ter acesso aos estudos do 2º Grau (hoje chamado Ensino Médio) em conjunto com o Curso Técnico em Artes Gráficas (atualmente chamado de profissionalizante) no SENAI "Theobaldo de Nigris" no qual iniciei os estudos em 1995 e terminei em 1998... na época trabalhava no primeiro emprego de carteira assinada e estudava... era uma época da vida bem agitada em conjunto com a adolescência, ainda mais convivendo com meninos que não queriam estudar, muito menos trabalhar (o que acontece hoje também com nossos jovens em sua maioria, não totalidade - Ler sobre Geração Nem Nem!)

Por 3 motivos resolvi ir ao passeio ciclístico da Mooca: 
  • Saudades de rever os amigos que pedalamos juntos em outras edições dos passeios ciclísticos do bairro organizados pela RVS Bicicletaria e Subprefeitura da Mooca;
  • Percorrer a Mooca confrontando o que eu conhecia à 20 anos atrás com o que o bairro se transformou após um grande processo de gentrificação;
  • Pedalar e fazer novos amigos durante o passeio ciclístico;

Muitas coisas mudaram na Mooca: grande especulação imobiliária com substituição de prédios antigos por conjuntos residenciais e comerciais enormes, verdadeira torres (um antigo prédio da empresa de açúcar União foi demolido para edifícios habitacionais por exemplo, entre muitos outros construídos junto a estação de trem da Mooca, próximos a vias arteriais...). Há pontos positivos de avanços na estrutura do bairro, a feira livre agora possui um espaço grande e adequado ao lado da rua dos trilhos, o bairro parece mais limpo e bem cuidado.

Já havia percorrido no passado as ciclorrotas planejadas do bairro da Mooca com a bicicleta dobrável durante o meio de semana saindo do trabalho e registrei tudo:




Fiquei extremamente satisfeito ao chegar no Parque da Mooca e visualizar que a Subprefeitura em conjunto com o Plano de Mobilidade da CET/Prefeitura de São Paulo construíram um ciclovia sinalizada dentro do parque com extensão de 1100 metros...



... e durante o passeio ciclístico pudemos passar por vários locais que reativaram minha memória, tais como: Clube Atlético Juventus da Rua Javari, Rua dos Trilhos, Rua da Mooca, Av. Paes de Barros, Parque da Mooca, Universidade São Judas Tadeu, Senai "Theobaldo de Nigris", Escola para pessoas especiais 4E, Imesp - Imprensa Oficial do Estado de SP, muitos comércios que já conhecia... e pude apreciar as mudanças no bairro da Mooca referente aos últimos 20 anos...

Sou cliente da Bicicletaria RVS Bikes há muitos anos, e de forma eficiente essa empresa sempre organizou eventos de bicicleta, já adquiri muitos componentes, peças, acessórios e até mesmo uma bicicleta dobrável em 2009 (Blitz City). No passado não muito distante de alguns anos quando havia passeios ciclísticos os clientes/pessoas participavam dos passeios levando 1kg de alimento não perecível ou até mesmo um valor simbólico... agora o kit do passeio custa em torno de R$39,00... uma grande mudança de condução do negócio sendo que a camiseta possui patrocinadores no verso/costas... não é uma reclamação, apenas um registro do fato... as coisas mudaram!!! Acabei participando do passeio ciclístico sem adquirir o kit do passeio utilizando a camiseta "modelo antigo" da RVS... em outros eventos já houve camisetas brancas, verdes, amarelas, laranjas... essa última laranja eu tinha guardada com carinho e utilizei no evento junto com todos os outros laranjinhas... Como equacionar organizar um passeio ciclístico X custos X patrocinadores X participantes ?

Também encontrei mais 4 ciclistas pedalando de dobrável no passeio e fiz novas amizades... além de revoada de pipas que aconteceu no local, também havia uma grande e organizada praça de alimentação com quase 30 "FoodTrucks" o qual tive o prazer de comer um DarthBurger:



Roteiro do Passeio Ciclístico Pedala Mooca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...